Transformando a Ansiedade: Do Controle ao Cuidado Atento
- Tainá Herrera

- 22 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de set. de 2025
“Aquele que aprendeu corretamente como ser ansioso aprendeu a coisa mais importante.” (Kierkegaard, apud May)
Na sociedade atual, os verbos mais associados à ansiedade são "controlar" e "lutar", com diversas técnicas e dicas focadas nesse controle. No entanto, o principal caminho para lidar com a ansiedade não é o controle, mas sim o diálogo. O ponto principal é que, ao invés de lutar contra a ansiedade ou tentar controlá-la, faz necessário criar um diálogo com ela. A ansiedade é vista como uma defesa importante para lidar com o mundo, e o desconforto que ela provoca é um chamado ao cuidado.
Nessa perspectiva, a ansiedade, quando acolhida e olhada com aceitação, pode ser utilizada a nosso favor, dialogando com a liberdade, a criatividade e a esperança. Se não for acolhida, pode se transformar de saudável em patológica.
O que a Perspectiva Fenomenológica Existencial oferece?
De que maneira a ansiedade se manifesta na sua experiência: Compreendemos que a ansiedade se manifesta de maneiras diversas em cada indivíduo, carregando consigo significados e histórias particulares;
A busca por sentido e liberdade: Acreditamos que a ansiedade muitas vezes surge em momentos de confronto com a liberdade de escolha e a busca por sentido na vida;
O acolhimento da ansiedade como um chamado: A ansiedade não apenas como um desconforto, mas como uma oportunidade de autoconhecimento e cuidado. Ao invés de silenciá-la, buscamos compreender a mensagem que ela traz.
Se a ansiedade tem sido uma presença constante em sua vida, talvez seja o momento de abordá-la de uma nova maneira. Entre em contato e agende uma primeira conversa. Juntos, podemos explorar as veredas do seu mundo interior e encontrar um caminho mais leve e significativo para seguir em frente.
Você se considera uma pessoa ansiosa?
Sim, e gostaria de melhorar isso em mim.
Não, lido bem com a minha ansiedade.



Comentários